Cipa - AMAC

Tipos de Acidente

Acidente é, por definição, o acontecimento que determina, fortuitamente, dano que poderá ser à coisa, material ou pessoa.

Acidente do trabalho, por definição legal, é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho.

Lesão Corporal é um dano anatômico, como: feridas, fraturas, esmagamentos, perda de um pé etc.

Perturbação Funcional é o dano, permanente ou transitório, da atividade fisiológica ou psíquica, tal como a dor, a perda da visão, a diminuição da audição, convulsões, espasmos, tremores, paralisia, anquilose (perda dos movimentos articulares), perturbação da memória, da inteligência ou da linguagem etc.

Nesses casos, o trauma é concentrado, a eclosão é súbita, a sintomatologia é bem manifesta e a evolução é, até certo ponto, previsível.

 

TIPOS DE ACIDENTES DO TRABALHO

 

Os acidentes do trabalho poderão ser classificados como acidentes típicos ou atípicos tais como: Acidentes Típicos: São todos os acidentes que ocorrem no desenvolvimento do trabalho na própria empresa.

Doenças Ocupacionais: São doenças causadas pelo tipo de trabalho ou pelas condições do ambiente de trabalho.

Acidentes Atípicos ou de Trajeto: São os acidentes que ocorrem no trajeto entre a residência e o trabalho ou vice-versa, inclusive entre os horários de refeição.

 

Segurança no Escritório

Muitos trabalhadores pensam que, em um escritório, não estarão expostos a riscos. Isto os leva a um falso sentimento de segurança. Com isto, eles tendem a negligenciar quando estão no escritório. Porém, uma verificação mais apurada dos hábitos no escritório mostra que condições de risco existem.
As quedas representam os acidentes mais comuns nos escritórios e causam a maioria dos ferimentos incapacitantes.
 
Na realidade, os trabalhadores de escritórios estão duas vezes mais sujeitos a sofrer quedas do que os outros. As pessoas caem enquanto estão andando, subindo escadas e mesmo quando sentadas em suas cadeiras. Elas tropeçam em fios elétricos e de telefone, gavetas de arquivos e de mesas abertas e em equipamentos e pacotes deixados por onde andam.
 
  • Uma boa arrumação é essencial para evitar as quedas.
  •  
  • Não suje o piso e enxugue qualquer líquido derramado imediatamente.
  •  
  • Recolha pedaços de papel, clipes, borrachas, lápis e outros objetos, assim que encontrá-los.
 
Os arquivos representam outra fonte de muitos acidentes em escritórios. Tome cuidado quando abrir mais de uma gaveta ao mesmo tempo e não armazene muito material na gaveta superior. Estas duas situações sobrecarregam o topo do arquivo, inclinando-o e fazendo com que caia. Use apenas uma gaveta de cada vez. Abra-a somente a quantidade necessária, fechando-a assim que a tarefa for concluída. Não bata as gavetas para fechá-las. Muitos dedos já foram esmagados por isto.
Nunca corra pelo chão enquanto estiver sentado em cadeiras com rodinhas, nunca se incline na cadeira para pegar objetos no chão, ou incline para trás para colocar os pés na mesa. Naturalmente, o hábito mais perigoso é subir numa cadeira – especialmente as equipadas com rodinhas – para alcançar um objeto mais alto.
Eis aqui algumas práticas que lhe ajudarão a manter sua segurança no escritório:
 
  • Observe o caminho.
  •  
  • Não leia e caminhe ao mesmo tempo.
  •  
  • Não permaneça em frente a portas que abram na sua direção.
  •  
  • Não jogue fósforos ou cigarros em cestas de lixo.
  •  
Saiba onde estão os extintores de incêndio e como usá-los.
Um acidente em escritório é tão doloroso e caro quanto um na fábrica ou no campo. Todos nós gastamos uma parte do dia no escritório. Assim sendo, devemos desenvolver e seguir práticas seguras de trabalho nele também.
 
Página 1 de 2

Assine nossa Newsletter