Notícias » Peteca adaptada é a segunda modalidade do I Circuito Esportivo dos Curumins
Peteca adaptada é a segunda modalidade do I Circuito Esportivo dos Curumins
Qua, 29 de Junho de 2011 18:00

A segunda etapa do I Circuito Esportivo dos Curumins, uma realização da AMAC e Secretaria de Assistência Social (SAS), começa nesta quinta-feira, dia 30, com a disputa da modalidade de peteca adaptada. A solenidade de abertura será realizada às 8h, no Curumim de São Pedro (Rua Sady Monteiro Boechat, 185).

Na parte da tarde, a partir de 14h, os jogos acontecem no Curumim de Santa Rita. Estão marcadas três partidas por turno. O segundo dia de jogos será no dia 07 de julho. Já as finais, serão disputadas no dia 14. O esporte vai ser adaptado, contando com a participação de seis jogadores em equipes mistas, sendo três meninas e o mesmo número de meninos. Destes, dois ficam no banco. As substituições devem ocorrer de cinco em cinco minutos para que todos participem por igual período da partida. A quadra tem dimensões especiais, de 13X5m. As partidas têm dois tempos de dez minutos, sem intervalos.

Em cada etapa, dois times serão eliminados e dois se classificam para as finais. Os seis curumins participam da competição, com duas equipes: uma que disputa do turno da manhã, e outra o da tarde. Os três primeiros colocados de cada turno recebem troféus. Todos os participantes vão ganhar medalhas. “A peteca é uma modalidade diferenciada, que não era praticada pelas crianças atendidas. Agora conseguimos introduzir o esporte por meio do Circuito dos Curumins e já constatamos que elas estão praticando a modalidade nas comunidades. É uma atividade que contribui muito para o desenvolvimento psicomotor delas”, afirma  educador de Educação Física, Luiz Gustavo Freire.

A arbitragem do Circuito será feita pelos próprios educadores com representação de cada um dos seis Curumins. Cerca de 70 adolescentes com idade entre 12 e 14 anos participam da competição. O Circuito dos Cururmins foi criado visando uma maior socialização e aumento da  solidariedade, disciplina e autoestima dos atendidos nas unidades.

Última atualização em Sex, 16 de Setembro de 2011 16:12
 

Av. Barão do Rio Branco, 1843, 4º e 5º andares - Centro - Juiz de Fora - MG - 36013-020 - Telefax: (32) 3215-3443