Espaço Cidadania fala sobre papel dos avós na sociedade contemporânea - AMAC

  

Segunda, 17 Julho 2017 10:39

Espaço Cidadania fala sobre papel dos avós na sociedade contemporânea

Avalie este item
(3 votos)
 
Aumento da expectativa de vida e uma preocupação crescente com a qualidade de vida. Como conciliar a agenda dos avós modernos com os cuidados com os netos? No mês em que se comemora o Dia dos Avós, o Centro de Convivência do Idoso discute no Espaço Cidadania o tema: “Quem são só avós nos dias de hoje?” O bate-papo acontece nesta quarta-feira, dia 19 de julho, às 14h30, na sede do CCI, Rua Espírito Santo, 434. 
 
 
Segundo a assistente social da AMAC, Maria José Sinhoroto, a roda de conversa vai ter como ponto de partida fotografias mostrando várias realidades de convivência entre idosos e seus netos, onde será possível refletir as mudanças da realidade dos avós nos dias de hoje. “Pela nossa realidade aqui no Centro de Convivência, percebemos que os idosos mantém o prazer de convivência com os netos, mas a maioria dos idosos ativos não têm mais o perfil de ficarem em casa esperando pela visita deles. Eles mantém uma agenda ativa e buscam ajudar os filhos na criação dos netos sim, mas sem perderem o espaço de identidade e independência de seu cotidiano. Por outro lado, os netos ganharam avós com mais vitalidade que topam correr, andar juntos de bicicleta ou jogar uma partida de videogame”.
 
A busca pelo equilíbrio nessa convivência deve ser uma constante, defende a assistente social. Ela destaca outros aspectos importantes desse relacionamento, como a troca de conhecimento entre avós e netos, e o papel do idoso na família. “Com as aceleradas mudanças tecnologias, pela primeira vez os avós têm muito o que aprender com os netos, e não apenas transmitir o conhecimento cultural adquirido às gerações mais novas. Essa troca pode colaborar para um respeito mutuo e de não violência. Em outro aspecto, quanto custaria no orçamento familiar pagar uma pessoa para ficar com os filhos ou para levá-lo a um médico, por exemplo. Quando esse papel pode ser assumido pelos avós, isso também tem um impacto no relacionamento de toda a família, diz Maria José”.
 
O Espaço Cidadania mantém encontros mensais dentro do CCI, buscando discutir temas que tragam a reflexão do idoso enquanto cidadão de direito. 
 
 
A unidade
 O Centro de Convivência do Idoso é um serviço executado pela AMAC com gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Realiza ações visando a garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e informática.

          

Assine nossa Newsletter