Família Acolhedora - AMAC

  

Família Acolhedora

 

Descrição: O Serviço de Família Acolhedora organiza o acolhimento, em residências de famílias acolhedoras cadastradas, de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de risco pessoal e social ou cujas famílias ou responsáveis se encontrem temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou extensa, e, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

As Famílias Acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela Equipe de profissionais do Serviço e recebem orientações e suporte psicossocial a fim de promover o investimento nos cuidados integrais com a criança e com o adolescente. O conceito de Família Acolhedora define que até mesmo uma pessoa solteira, que tenha disponibilidade afetiva, pode ser uma candidata ao serviço.

É executado pela AMAC em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e recebe crianças e adolescentes de 0 (zero) à 18 (dezoito) anos de idade incompletos, que estão em medida protetiva, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude.

Para participar é necessário atender a alguns critérios, como ter entre 21 a 65 anos de idade; não possuir antecedentes criminais; apresentar atestado de plena saúde física e mental; ter residência fixa em Juiz de Fora e não estar inserido no Cadastro Nacional de Adoção, bem como não ter interesse na adoção. 

 

Cadastro: Eu quero ser uma família acolhedora

 

Público Alvo: Crianças e adolescentes com direitos violados e suas famílias e a Família Acolhedora.

 

Atendimento de 2ª a 6ª feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

 

Endereço:

Centro - Rua Espirito Santo nº450

Telefone: (32) 3690-7963

E-mail: familiaacolhedora@amac.org.br

 

 

          

Assine nossa Newsletter